Praticando o Cactooismo: 5 maneiras de desacelerar a rotina

Praticando o cactooismoCréditos: Pixabay

 

Com certeza, em algum momento da vida, você já desejou que o dia tivesse mais horas para conseguir dar conta de tudo. Mas basta parar por alguns segundos e direcionar um olhar atencioso para essa normalização da urgência para entender porque estamos tão ansiosos.

Parece que estar constantemente em um ritmo acelerado é uma prática comum em vários círculos sociais. Mas no Cactooismo isso não cola.

Na correria do dia a dia acabamos não nos dando conta…mas vem cá, tem um segredo pra você: você pode prolongar os momentos de bem-estar e reduzir os efeitos do corre. 

Cactooismo, wellness e a busca por bem-estar

 A Cactoo acredita que a prática de atividades (não só as físicas) que nos trazem bem-estar, deve ser incluída na rotina, ainda mais quando estamos sob pressão, seja do trabalho, na faculdade ou das notícias que nos mantêm constantemente em alerta.

Muito além da vida fitness, de dietas restritivas e de posts que dizem “o de hoje tá pago”, existem outras maneiras de buscar e alcançar o bem-estar. Nós estamos falando sobre praticar o Cactooismo e levar uma vida com mais wellness.

Wellness consiste numa filosofia de bem-estar, que visa usar a energia que há dentro de nós de maneira positiva para enfrentar com tranquilidade e sabedoria os desafios.

Um comportamento bastante comum aos cactos: aqueles que nos inspiram a ser resilientes e nos bastar quando tudo estiver tão difícil quanto um deserto. 

São duas filosofias que têm tudo a ver, e que colocam o autocuidado em primeiro lugar. 

O wellness se tornou muito popular durante a pandemia, sobretudo porque foi utilizado por muitas pessoas para trazer alguma normalidade, mais saúde, relaxamento e equilíbrio para o dia a dia.

Pensando nisso, selecionamos 5 atividades bem Cactooistas pra você. Dá uma olhada aqui.

5 formas de praticar o wellness e ter uma vida mais Cactooísta

Estabeleça limites para o trabalho

É comum a gente não saber colocar um fim no expediente de trabalho diante da pressão de tarefas a serem entregues. E o home office, apesar de ótimo pra muita coisa, tornou isso ainda mais evidente. Dentro de casa, ir embora do trabalho significa desligar o computador e levantar da mesa, e por isso, ficou ainda mais difícil estabelecer esse limite. 

Uma dica é confiar mais nas suas habilidades profissionais para selecionar as prioridades e entender o que é realmente urgente. Com o tempo, você vai se surpreender com o tanto de coisas que podem ficar para amanhã.

Fazer isso será o primeiro passo para ter momentos de qualidade depois de uma jornada longa de trabalho sem que as horas extras comprometam toda sua semana.

Coloque seu corpo pra mexer

Você já percebeu que, quando os cães estão sendo adestrados, após realizar uma atividade conforme o comando, eles são premiados com um petisco como recompensa? Pois saiba que o nosso cérebro funciona exatamente assim! 

Depois que realizamos atividades físicas, liberamos aquelas famosas substâncias: endorfina, dopamina, oxitocina… entre outras razões que nos fazem sentir recompensados e muito satisfeitos.

Vale caminhada, yoga, andar de bike, pilates, corrida, academia, natação… O importante é começar e manter alguma frequência semanal em alguma atividade. 

Mesmo sabendo que às vezes pode faltar um pouco de disposição para ir, lembre-se que a recompensa vai valer muito a pena depois.

Medite em casa 

A correria e a ansiedade nos fazem pensar tanto no que vai acontecer, que esquecemos de viver o presente. É nessa hora que a meditação entra para nos ensinar a desacelerar e viver o momento.

No Youtube e até mesmo em streamings como o Spotify, já existem playlists de meditação guiada que auxiliam a “esvaziar” a mente por alguns momentos. Na Apple Store ou na Play Store você também encontra aplicativos gratuitos que nos guiam nesse objetivo.

Dica cactooísta: eu uso um MUITO bom que se chama Headspace. É um app de meditação que te ensina a praticar o mindfulness em vários momentos do dia. Eu gosto porque tem vários temas e você seleciona de acordo com o sentimento que quer melhorar, como ansiedade, tristeza, etc. Com apenas 10 minutos de prática por dia já ajuda a trazer mais felicidade pra vida. Eles possuem também uma série na Netflix, de 20min cada episódio, onde nos 10 primeiros minutos explicam sobre as meditações e nos outros 10 fazem uma prática, tudo através de ilustrações fofíssimas. - Pesly, co-founder da Cactoo.

Além deste, há vários outros disponíveis com os quais você pode se identificar:

Medite.se 

O Medite.se é uma plataforma brasileira gratuita que oferece uma jornada de introdução às práticas de meditação, auxilia na postura, a respirar corretamente e a manter a concentração e a espiritualidade em dia. IOS e Android.

5 minutos

Esse app é ótimo para quem quer colocar a prática de meditação na rotina de forma definitiva, pois ele ajuda a lembrar, através de um aviso, o horário do dia que você deseja meditar, de acordo com o tempo que você definiu para se concentrar. IOS e Android.

Insight timer

O Insight timer também tem práticas temáticas como amor próprio, concentração, redução do estresse, ter mais compaixão, além de ajudar a regular o sono. O app ainda tem uma sessão de músicas para ajudar a dormir ou relaxar, e meditações guiadas com vozes de celebs, como a diva Gisele Bündchen. IOS e Android.

A melhor parte é que, com um fone de ouvido ou uma caixinha de som, você pode meditar em qualquer cômodo de casa, dando preferência para o cantinho que você se identifica e se sente mais à vontade.

Cuide da alimentação da mesma maneira que você cuida do skincare

Reservar minutos para cuidar da pele virou uma obrigação da qual muitas pessoas não abrem mão. O skincare ocupa um lugar de importância tão grande na rotina que, muitas vezes, acabamos reduzindo o autocuidado a este momento.

Nós somos 100% a favor do skincare, inclusive, adoramos praticar!

Mas também acreditamos que tão importante quanto cuidar da pele, é dedicar um tempo para cuidar daquilo que vai nutrir nosso corpo e nos dar energia para realizar todas as atividades que desejamos.

Priorizar alimentos naturais, evitar ultraprocessados e excesso de gordura ruim é algo que sabemos desde sempre. 

Mas na prática, se faltam ideias para montar refeições saudáveis e saborosas, nas redes sociais conseguimos acessar diversas receitas, perfis e páginas que nos ensinam o preparo completo de refeições nutritivas e que fazem bem para o corpo.

Se joga nos preparos e aproveite este momento na cozinha - ele também é auto cuidado.

Reserve momentos para ficar off e se desconectar

Nos últimos anos fomos tomados por um sentimento que especialistas classificam como FOMO: fear of missing out, ou em bom português, medo de ficar de fora.

É aquela sensação que alimentamos sempre que atualizamos as redes sociais, repetidas vezes, mesmo sabendo que pouco ou quase nada novo aconteceu no intervalo que estivemos fora.

Ficar off é um desafio que a vida moderna nos trouxe, e basta olhar um pouquinho para a vida fora das telas para entender que temos muito a aproveitar quando estamos desconectados.

Assim como a meditação, nossa sugestão é começar estipulando períodos: podem ser minutos à noite antes de dormir, horas no fim de semana e quem sabe um domingo inteiro longe das redes sociais?

Você vai ver que os benefícios e o tempo de qualidade experimentado offline fazem muito bem para a saúde mental!

Assim como mudança de alguns hábitos que vem para o bem.

Tome um chá e relaxe

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados